Mato Grosso, Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024     
Novo Portal
Capes define indicadores de qualidade da pós-graduação
Rede MEC
Capes define indicadores de qualidade da pós-graduação
21/05/2004 08:27:54
por Coordenadoria de Comunicação Social

Os principais indicadores de qualidade dos mestrados e doutorados brasileiros começaram a ser definidos esta semana pelos representantes das 46 áreas de conhecimento, vinculados às universidades, e o Conselho Técnico Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão responsável pela pós-graduação no Brasil. Na reunião preparatória, que termina hoje, dia 21, estão sendo analisados e definidos apenas os critérios a serem adotados para avaliar os mais de dois mil programas de pós-graduação existentes no País. A avaliação propriamente dita começa na primeira semana de julho.

A avaliação dos programas de mestrado e doutorado é uma das datas mais importantes do calendário da Capes e ocorre a cada três anos. Nessa ocasião, mais de 500 consultores são requisitados para comprovar o nível de excelência dos mestrados e doutorados de universidades públicas e privadas.

Conceitos – Muitos cursos novos surgidos nesse período serão avaliados pela primeira vez e muitos podem não alcançar a nota mínima necessária para que seus diplomas sejam reconhecidos. Também não é raro que cursos estabelecidos sejam rebaixados. Os programas que receberem conceitos 1 e 2 não são reconhecidos pela Capes e, portanto, seus diplomas não têm validade. Aqueles que obtiverem conceitos entre 3 e 5 são considerados, respectivamente, regulares, bons e muito bons. Já as notas 6 e 7 indicam os melhores programas, que apresentam excelência em âmbito internacional.

Os critérios de avaliação da pós-graduação no Brasil vêm se tornando mais exigentes a cada ano. A intenção do MEC é elevar os níveis de excelência dos mestrados e doutorados no País para torná-los mais competitivos internacionalmente. Segundo o presidente da Capes, Jorge Guimarães, é fundamental priorizar a qualidade da formação de recursos humanos no Brasil, que precisa estar apta para concorrer com países como a Coréia, a Índia e a Espanha, daí a importância de uma avaliação criteriosa.

"A avaliação da Capes é algo muito minucioso e deve refletir o nível dos programas analisados, como se fosse um sinalizador para quem busca qualidade reconhecida num curso de pós-graduação" afirma Guimarães.


Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24719 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada